O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado em Rondônia, registrou uma taxa de abstenção de 33,6% no segundo dia de provas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Dos 38,5 mil estudantes inscritos, 66,4% participaram do exame no último domingo (10). Esse índice de presença manteve-se semelhante ao do ano anterior, quando 63,7% dos candidatos realizaram a prova.
Durante o primeiro dia do exame, os candidatos responderam questões de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, a avaliação contemplou as áreas de matemática e ciências da natureza. Segundo o cronograma do Inep, o gabarito oficial será disponibilizado em 20 de novembro, e o resultado individual com as notas dos participantes será divulgado em 13 de janeiro de 2025.
O Enem, que é utilizado como porta de entrada para instituições de ensino superior públicas e privadas, também oferece acesso a programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, os resultados podem ser aproveitados em processos seletivos de universidades portuguesas, ampliando as oportunidades para os estudantes brasileiros.