Neste sábado, Iga Swiatek assumiu a liderança da seleção polonesa e garantiu a classificação histórica para as semifinais da Billie Jean King Cup. A tenista número 2 do mundo venceu duas partidas e foi fundamental na vitória sobre a República Checa por 2 a 1, em série disputada em Málaga, na Espanha. O triunfo marcou a primeira vez que a Polônia avança à semifinal da competição, e no próximo confronto enfrentará a Itália, que também venceu por 2 a 1 as japonesas.
A série teve início com a vitória de Marie Bouzkova sobre Magdalena Frech, que perdeu por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 4/6 e 6/4. No entanto, Swiatek se destacou logo depois, vencendo Linda Noskova também por 2 a 1, com um jogo marcado por grande competitividade. A polonesa superou a checa após 2h39min de disputa, com os parciais de 7/6 (7/4), 4/6 e 7/5.
Sem tempo para descanso, Swiatek voltou à quadra para disputar a partida de duplas ao lado de Katarzyna. Elas enfrentaram a dupla checa formada por Bouzkova e Siniakova, atual número 1 do mundo, e conseguiram uma vitória convincente por 6/1 e 6/4. As outras duas semifinalistas serão definidas neste domingo, com Canadá enfrentando Grã-Bretanha e Austrália enfrentando Eslováquia. As equipes vencedoras desses confrontos se juntarão à Polônia e à Itália nas semifinais.