O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino afirmou que é equivocada a ideia de que o ministro Alexandre de Moraes, membro da Corte, tomaria decisões unilaterais sobre o rumo do tribunal. Em discurso durante sessão do STF, Dino destacou que todas as decisões no tribunal são tomadas de forma colegiada, e que não há nenhum magistrado com o poder de decidir isoladamente sobre questões cruciais da Corte. Ele também criticou a “lenda” das decisões monocráticas, apontando que essas acusações não têm base na realidade do funcionamento do STF.
Dino fez questão de expressar solidariedade ao colega Moraes, que tem sido alvo de críticas intensas, especialmente em relação à sua atuação no julgamento de ações contra ataques às instituições democráticas. Para Dino, as críticas dirigidas a Moraes têm gerado uma polarização excessiva, alimentada por uma narrativa de personalização, que busca concentrar ódio contra o ministro de forma injusta. Ele também alertou para o impacto negativo dessa retórica, que pode incitar atos de violência e ataques aos membros do tribunal.
Além disso, o ministro defendeu a necessidade de se combater a lógica de retaliação e afirmou que a vulgarização de discursos agressivos contra o Supremo, muitas vezes impulsionados por redes sociais, não contribui para o debate democrático. Em sua opinião, tais atitudes apenas estimulam comportamentos violentos e criminosos, prejudicando a estabilidade das instituições e o funcionamento do Estado de Direito no país.