O principal índice acionário da Europa, o STOXX 600, registrou uma queda de 0,21% nesta segunda-feira (18), refletindo a retração das ações dos setores imobiliário e de tecnologia. O desempenho negativo ocorre enquanto os investidores aguardam os discursos de autoridades do Banco Central Europeu (BCE), incluindo a presidente Christine Lagarde e o economista-chefe Philip Lane, para avaliar a possível trajetória das taxas de juros na região. A expectativa sobre as declarações é alta, especialmente após o índice ter acumulado perdas por quatro semanas consecutivas, o que não acontecia há dois anos e meio.
A queda nas ações de tecnologia foi de 0,7%, impulsionada pela proximidade da divulgação dos resultados trimestrais da Nvidia, na quarta-feira (20). No setor imobiliário, a retração foi ainda mais acentuada, com os papéis caindo 0,9%. O mercado também aguarda os índices de gerentes de compras (PMIs) da zona do euro, que serão divulgados na sexta-feira (22), para tentar antever os próximos passos do BCE, principalmente em relação às taxas de juros, que têm sido um dos maiores motores de incerteza econômica.
Os investidores estão ajustando suas expectativas para uma possível redução na taxa de juros do BCE, com 72% de chance de um corte de 25 pontos-base já em dezembro, além de preverem um total de 142 pontos-base de corte até o final de 2025. Este cenário reflete a preocupação dos mercados com o impacto das taxas elevadas sobre a economia da zona do euro e as possíveis implicações para os próximos meses.