Maria de Socorro dos Santos, aos 56 anos, é um exemplo de persistência ao tentar realizar seu sonho de ser professora. Após já ter tentado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por três vezes, ela finalmente obteve a nota necessária para ingressar no curso de pedagogia no ano passado, mas não conseguiu concretizar sua matrícula devido a dificuldades financeiras. Neste ano, ela segue determinada a alcançar seu objetivo e continua acreditando que sua perseverança a levará ao sucesso.
Socorro conta que desde criança sonhou em ser educadora, mas as dificuldades econômicas da família a impediam de dar continuidade a esse desejo. Ao longo de sua vida, as adversidades a obrigaram a adiar os planos e focar em sustentar a si mesma, mas a paixão pelo aprendizado nunca desapareceu. Ela é autodidata e atribui o seu contínuo desejo de estudar ao gosto pela leitura e pelo conhecimento, além de uma forte vontade de não deixar a mente ociosa.
Apesar dos obstáculos financeiros e de uma trajetória marcada pela luta, Socorro mantém a confiança de que, desta vez, conseguirá realizar seu sonho. A sua história é um exemplo de perseverança, onde a dedicação e o esforço, mesmo diante das dificuldades, se mostram essenciais para a busca de um futuro melhor.