A partir de 14 de novembro, mais 203 linhas de ônibus do Distrito Federal (DF) não aceitarão pagamento em dinheiro, adotando o sistema 100% digital. Com essa inclusão, 636 linhas passarão a operar com transações exclusivamente eletrônicas, o que representa 68% das linhas do sistema de transporte, composto por um total de 933 linhas. As empresas de ônibus envolvidas são a Piracicabana, Pioneira, Urbi, Marechal e BsBus, que agora aceitam apenas cartões bancários, cartões de transporte, bilhetes avulsos com QR Code e cartões de gratuidades para estudantes, pessoas com deficiência e idosos.
O processo de digitalização no transporte público do DF foi iniciado em 1º de julho, inicialmente em 52 linhas, e faz parte de um plano maior da Secretaria de Transporte e Mobilidade para eliminar o uso de dinheiro nas linhas de ônibus até o final do ano. Segundo o secretário Zeno Gonçalves, a expansão progressiva do sistema visa a tornar o transporte mais seguro e prático para os passageiros, reduzindo o tempo de embarque e facilitando o controle financeiro nas linhas.
Para os usuários do sistema, o Cartão Mobilidade é uma das opções mais acessíveis de pagamento, podendo ser solicitado pelo site BRB Mobilidade ou presencialmente nos postos do Banco de Brasília. O cartão é pessoal e intransferível e permite que o usuário carregue créditos por Pix, diretamente no aplicativo BRB Mobilidade. A implementação progressiva do sistema digital reflete uma modernização no transporte público do DF, proporcionando novas conveniências e maior segurança aos passageiros.