O sistema de reconhecimento facial de Volta Redonda contribuiu para a captura de um homem com mandado de prisão em aberto pela Justiça de Barra Mansa, nesta segunda-feira (25). A prisão foi realizada por agentes da Operação Segurança Presente, uma parceria entre os governos municipal e estadual. O sistema identificou o foragido enquanto ele caminhava pelas ruas da cidade, e, durante a abordagem, o suspeito forneceu informações falsas sobre sua identidade.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, ressaltou a importância do sistema de reconhecimento facial, que tem se mostrado eficaz na detecção de foragidos em pouco tempo de implementação. Ele mencionou outros casos recentes em que a tecnologia ajudou na captura de foragidos, como o de uma mulher procurada por homicídio em São Paulo e de um homem de Duque de Caxias, RJ. Henrique parabenizou os agentes pela rápida resposta às ocorrências.
Após a prisão, o homem foi levado para a Delegacia de Volta Redonda, onde forneceu seus dados corretos e foi identificado. Como o mandado de prisão estava em aberto, ele permaneceu detido. A atuação do sistema de reconhecimento facial tem se mostrado um importante aliado na segurança pública local, contribuindo para a eficiência das operações de captura de foragidos.