Neste feriado da Proclamação da República, que ocorre nesta sexta-feira (15), os serviços públicos em Florianópolis e em Santa Catarina terão algumas mudanças. O transporte coletivo funcionará com o quadro de horários de domingo, e os parques estaduais estarão abertos para visitação. Museus e centros culturais como o CIC terão atividades programadas, com destaque para o Teatro Ademir Rosa e exposições no Museu Histórico de Santa Catarina. Já o Mercado Público de Florianópolis funcionará com horário de sábado, e as unidades de saúde manterão atendimento de urgência e emergência, com UPAs e o Espaço Acolher Floripa funcionando 24 horas.
No setor de saúde, a maior parte dos serviços estará em regime de plantão, como o Alô Saúde Floripa e as emergências hospitalares, enquanto postos de saúde e policlínicas estarão fechados. A coleta de lixo será suspensa, mas a limpeza convencional será realizada nas regiões atendidas por empresas terceirizadas. Já na área de segurança pública, as delegacias, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuarão em esquema de plantão, com os atendimentos de emergência sendo feitos normalmente. O Procon e os serviços de assistência social estarão fechados, mas o Conselho Tutelar e o Resgate Social estarão disponíveis.
Outros serviços essenciais, como abastecimento de água e energia elétrica, continuarão funcionando sem interrupções. A Casan e a Celesc, por exemplo, não terão atendimento presencial, mas garantem o funcionamento dos canais de atendimento virtual e serviços operacionais. Para quem precisar de informações ou resolver problemas com energia ou água, os consumidores poderão utilizar os aplicativos e canais de contato da Casan e da Celesc durante todo o feriado.