A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou um convite para que o ministro da Justiça e Segurança Pública, juntamente com os secretários de Segurança Pública de São Paulo e do Rio de Janeiro, compareçam para discutir as ações de combate ao crime organizado. A audiência pública está marcada para o dia 3 de dezembro e foi proposta após incidentes envolvendo organizações criminosas no Aeroporto Internacional de São Paulo. O convite ao ministro foi uma iniciativa do senador Sergio Moro, que destacou a importância de avaliar as respostas atuais do governo às ameaças do crime organizado.
O convite ao secretário de Segurança de São Paulo e ao do Rio de Janeiro também visa uma análise das medidas adotadas nos dois estados, que enfrentam intensos desafios em relação à criminalidade. Em São Paulo, um dos incidentes que motivaram a audiência foi a execução de um delator de facção criminosa, enquanto no Rio de Janeiro, um ataque a veículos por traficantes gerou grande pânico entre a população. O senador Flávio Bolsonaro, responsável pela convocação do secretário do Rio, enfatizou a necessidade de um alinhamento nas políticas de segurança pública.
Os senadores que propuseram os convites ressaltaram a diferença nas abordagens de segurança entre o governo atual e o anterior, destacando que as ações no passado foram mais eficazes no enfrentamento ao crime organizado. Durante a audiência, espera-se que o ministro e os secretários apresentem detalhes sobre as estratégias em andamento para lidar com a crescente violência e as atividades criminosas nas duas principais metrópoles do país.