A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina realizou, nesta segunda-feira (18), um seminário voltado para a capacitação das Centrais de Regulação de Internações Hospitalares. O evento reuniu profissionais das oito macrorregiões de saúde do estado no auditório do Lacen, em Florianópolis, e destacou a importância da integração entre serviços de urgência e emergência, como o SAMU e o transporte inter-hospitalar, para otimizar o atendimento e garantir agilidade no cuidado a pacientes em situações críticas.
Durante o encontro, foram apresentados casos de sucesso de centrais de regulação de municípios como Lages e Criciúma, evidenciando os benefícios de uma gestão integrada no alcance de melhores resultados assistenciais. O seminário também abordou a evolução da Central Estadual Unificada e os avanços nas diretrizes e normativas em sintonia com as políticas públicas de saúde, além de destacar melhorias na retaguarda clínica para atender demandas emergenciais na Grande Florianópolis e em outras regiões do estado.
Além dos debates técnicos, o evento explorou o impacto do desenvolvimento humano na saúde pública, com palestras sobre inteligência emocional e autoconhecimento. Essas discussões reforçaram a relevância de investir na formação e bem-estar dos profissionais para aprimorar a qualidade da gestão e do atendimento aos pacientes, fortalecendo o sistema de saúde como um todo.