O técnico Dorival Júnior convocou Léo Ortiz, do Flamengo, e Gabriel Martinelli, do Arsenal, para substituir os lesionados Éder Militão e Rodrygo na seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Militão rompeu o ligamento cruzado do joelho direito, ficando fora da temporada europeia, enquanto Rodrygo sofreu uma lesão muscular na coxa direita e deve retornar aos campos em breve. Ortiz, convocado pela terceira vez, ainda não estreou com a seleção, e sua escolha foi uma surpresa em meio às expectativas de Fabrício Bruno ocupar a vaga.
Dorival Júnior continua a lidar com cortes na equipe desde que assumiu o comando da seleção, somando agora 17 mudanças de convocados, o que tem dificultado alcançar a formação ideal. Martinelli, que já participou de 14 jogos pela seleção e marcou dois gols, vem sendo uma presença constante nas listas de Dorival, consolidando-se como um dos nomes de confiança do técnico após sua atuação na Copa América.
A seleção brasileira se apresentará na segunda-feira para iniciar os preparativos para os próximos compromissos das Eliminatórias, enfrentando a Venezuela em Maturín na quinta-feira e o Uruguai em Salvador na terça-feira seguinte. O Brasil ocupa a quarta colocação nas Eliminatórias, com 16 pontos, atrás de Argentina, Colômbia e Uruguai.