O seguro de carro para mulheres costuma ser mais acessível em comparação ao de homens, resultado de análises estatísticas realizadas pelas seguradoras. Dados mostram que as motoristas do sexo feminino tendem a se envolver em menos acidentes graves, dirigem com maior cautela e têm menos infrações. Esses fatores levam as companhias de seguros a classificá-las como clientes de menor risco, refletindo em prêmios de seguro mais baixos.
Além do histórico de direção mais seguro, outros aspectos influenciam o preço do seguro, como o modelo do veículo e a localidade onde ele é utilizado. O aumento do número de condutoras, que cresceu 15% entre 2018 e 2022, também contribui para essa tendência. Em 2022, uma análise das estatísticas de acidentes revelou que 92,7% das mortes em acidentes de trânsito eram de homens, enquanto apenas 7,3% eram de mulheres, destacando a diferença no comportamento de direção entre os gêneros.
Por exemplo, uma pesquisa da corretora Minuto Seguros revelou que o seguro médio para um Onix Sedan Plus é de R$ 4.677,51 para homens e R$ 2.238,59 para mulheres. Esses números exemplificam como as seguradoras ajustam seus preços com base em dados concretos e históricos de segurança, beneficiando as mulheres com apólices mais baratas.