Neste domingo, dia 10, ocorre o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com questões de ciências da natureza e matemática. Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h, horário de Brasília, e os candidatos deverão estar atentos aos itens obrigatórios: documento de identificação com foto, que pode ser físico ou digital, e caneta preta de tubo transparente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que documentos digitais, como o e-Título ou CNH digital, só são aceitos pelo aplicativo Gov.br.
Além dos itens obrigatórios, os candidatos devem seguir as regras de segurança para evitar transtornos durante a prova. Objetos eletrônicos são proibidos, incluindo garrafas térmicas com termômetro, e, caso o candidato leve algum desses itens, deverá guardá-los em envelope lacrado. Outros itens não permitidos incluem óculos escuros, chapéus e qualquer material de papelaria extra. Lanches são permitidos, mas serão vistoriados antes de o candidato entrar na sala. Aqueles que necessitarem comprovar a participação no exame devem imprimir a declaração de comparecimento, disponível na Página do Participante, e apresentá-la ao chefe de sala.
Em Goiás, mais de 150 mil estudantes estão inscritos para o Enem 2024, com uma maioria de mulheres, que representam 60% das inscrições. A maior parte dos candidatos ainda está cursando o ensino médio ou já o concluiu, mas há também inscritos que pretendem testar conhecimentos. Destes, cerca de 86 mil obtiveram isenção da taxa de inscrição, enquanto outros 64 mil pagaram o valor.