Cynara Mathias Costa foi nomeada para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, substituindo Wilson Pollara, que foi preso durante uma operação do Ministério Público de Goiás (MPGO) relacionada a pagamentos irregulares em contratos administrativos. A nomeação de Cynara, que é cirurgiã-dentista e possui 25 anos de experiência como servidora pública, será publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, 27 de novembro. Além disso, outras mudanças também foram feitas em cargos importantes da pasta, com a nomeação de servidores para a Secretaria Executiva, Diretoria Financeira e Superintendência de Redes de Atenção e Saúde.
A operação do MPGO, que resultou na prisão de Pollara, teve como foco a investigação de um esquema envolvendo pagamentos irregulares e a formação de uma associação criminosa dentro da Secretaria de Saúde. O secretário executivo e o diretor financeiro da pasta também foram detidos temporariamente. O MPGO informou que os três servidores investigados foram afastados de suas funções, e os mandados de prisão e afastamento foram cumpridos com o apoio da Polícia Militar, conforme autorização judicial.
A investigação revelou que os envolvidos atuavam de maneira recorrente para manipular contratos e conceder vantagens indevidas, o que causou danos à administração pública. Durante as prisões, foram encontrados R$ 20.085,00 em dinheiro com um dos investigados. A operação aconteceu tanto nas instalações da Secretaria de Saúde quanto nas residências dos alvos e de um empresário que presta serviços à pasta.