A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção neste sábado (2) devido a pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, especialmente nas zonas Oeste, Sul, Marginal Pinheiros e Centro. O alerta foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) e indica que as áreas de instabilidade, formadas pelo ar quente e úmido, estão favorecendo a formação de alagamentos, especialmente com o deslocamento lento das chuvas.
As previsões para os próximos dias indicam que o ar quente e úmido continuará predominando, resultando em chuvas frequentes e volumes significativos. O domingo (3) começará com muitas nuvens e possibilidade de chuvas fracas, mas à tarde, a expectativa é de chuvas mais generalizadas, acompanhadas de trovoadas e ventos fortes, aumentando o risco de alagamentos. As temperaturas devem variar entre 19°C e 26°C.
Na segunda-feira (4), o cenário permanece instável, com muitas nuvens e chuvas intercaladas por breves períodos de melhoria. O CGE alerta para a possibilidade de precipitações com intensidade moderada a forte, reforçando a necessidade de precauções, como evitar ruas alagadas e se manter longe de áreas de risco. A situação deve ser monitorada continuamente, dado o potencial para novos alagamentos na capital e em municípios vizinhos.