Neste sábado (1º), a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos, conforme relatado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Até as 15h15, foram registrados sete chamados relacionados a quedas de árvores, principalmente na região da Lapa, sem vítimas relatadas até o momento. A Defesa Civil alertou sobre chuvas fortes em várias áreas da cidade e na região metropolitana, com destaque para Pirituba, Lapa e São Mateus.
Às 14h30, a subprefeitura de Santo Amaro emitiu alerta de iminente transbordamento do córrego Água Espraiada, que foi suspenso pouco depois. A região de Itaquera também entrou em estado de alerta por conta do risco de transbordamento do Rio Verde. Interlagos registrou o maior acumulado de chuvas na última hora, com 49 milímetros, enquanto a velocidade dos ventos chegou a 46,3 km/h no aeroporto de Congonhas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 14 estados brasileiros, incluindo São Paulo, prevendo precipitações de 20 a 30 milímetros por hora. A forte chuva causou interrupções nas atividades do autódromo de Interlagos, onde ocorrerá o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no próximo domingo (3). Além disso, a cidade registrou cinco pontos de alagamento, alguns considerados intransitáveis, afetando a circulação em várias vias.