A Rumo continuará a investir no setor ferroviário após destinar R$ 30 bilhões em infraestrutura desde 2015. O CEO da empresa, durante o AgroForum do BTG Pactual, indicou que a continuidade desses investimentos dependerá da expansão da produção agrícola e das condições econômicas do Brasil. Entre os projetos destacados está a construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, que terá 700 quilômetros de extensão e interligará importantes municípios, além de conectar-se ao Porto de Santos, visando facilitar o escoamento de grãos da região.
A primeira fase da ferrovia, que compreenderá 160 quilômetros, está prevista para iniciar operações em 2026, beneficiando cidades como Primavera do Leste e Campo Verde. Com a participação de 4.500 trabalhadores, a obra faz parte de um esforço para aumentar a capacidade ferroviária e aliviar o transporte rodoviário, que atualmente é o principal modo de logística de grãos no estado. Nos últimos dez anos, a Rumo conseguiu dobrar sua capacidade de transporte em Mato Grosso, sem aumentar a malha ferroviária, mas por meio da modernização de ativos existentes.
Além disso, a empresa está reforçando a logística de exportação no Porto de Santos, em parceria com a americana CHS, com o objetivo de aumentar a capacidade portuária e evitar gargalos nas exportações de grãos. O CEO também mencionou a operação da Malha Central da Ferrovia Norte-Sul, que já movimenta entre 7 e 8 milhões de toneladas por ano, conectando a produção de várias regiões ao Porto de Santos, demonstrando a importância da infraestrutura ferroviária para o agronegócio brasileiro.