Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelou que as rodovias administradas pela iniciativa privada têm condições amplamente superiores em relação às sob gestão pública. O estudo, divulgado nesta terça-feira (19), aponta que 63,1% da extensão das rodovias concedidas apresentam condições ótimas ou boas, enquanto nas rodovias públicas esse índice é de apenas 22,7%. Por outro lado, a maior parte das rodovias sob gestão pública (77,3%) estão em condições regulares, ruins ou péssimas.
O levantamento também revela que as dez melhores rodovias do país estão localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo que nove delas são administradas por concessões privadas. Entre as dez piores rodovias, todas estão sob gestão pública. Um exemplo notável é a SP-463, localizada em São Paulo, que é a única rodovia sob administração pública entre as 10 melhores, embora a maioria delas seja concedida à iniciativa privada.
A pesquisa destaca a intenção do governo de expandir o modelo de concessões rodoviárias. A meta é aumentar significativamente a participação do setor privado, com a previsão de 49 novos contratos de concessão até 2026, resultando em investimentos entre R$ 280 bilhões e R$ 290 bilhões. O governo também planeja realizar quatro leilões de concessões ainda este ano, com um valor total superior a R$ 30 bilhões.