O rodízio municipal de veículos em São Paulo será suspenso nesta quarta-feira (20) em razão do feriado da Consciência Negra. Além da suspensão do rodízio, a cidade também libera as faixas exclusivas de ônibus e ativa a ciclofaixa de lazer das 7h às 16h. As restrições ao tráfego de caminhões, como o Rodízio de Veículos Pesados, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF), também não estarão vigentes durante o feriado.
As regras normais do rodízio voltam a valer na quinta-feira (21). Esse sistema impede a circulação de veículos no Centro Expandido da cidade em determinados dias da semana, conforme o final da placa. A área de restrição inclui vias importantes, como as marginais Tietê e Pinheiros, além de outras avenidas estratégicas e complexos viários da capital paulista.
O rodízio semanal segue um calendário definido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que organiza a restrição por número final das placas dos veículos. Em dias normais, placas com finais específicos têm circulação proibida entre as 7h e as 10h e entre as 17h e as 20h. Com o feriado, as medidas visam facilitar a mobilidade dos paulistanos e garantir opções de lazer e transporte.