As cidades do Rio de Janeiro e Niterói apresentaram, nesta quarta-feira (27), uma candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A proposta foi formalizada pelos prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves, de Niterói, junto à Panam Sports, organização responsável pela realização do evento. A decisão final sobre a sede será tomada em uma assembleia geral da entidade, marcada para 2025.
O projeto das duas cidades se baseia na experiência adquirida com a realização de grandes eventos internacionais, como o Pan-Americano de 2007, a Copa do Mundo de 2014, e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Segundo Paes, a candidatura não é uma “aventura”, e ele demonstrou confiança no sucesso do projeto, destacando a capacidade das cidades em organizar eventos de grande porte.
Além da candidatura formal apresentada à Panam Sports, Rio e Niterói também encaminharão a carta de intenção ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) na próxima semana. O COB será responsável por escolher a cidade brasileira que disputará a vaga, já que o Brasil pode apresentar apenas uma candidatura. A escolha entre Rio-Niterói e São Paulo, que também se candidatou, será feita até 31 de janeiro de 2025.