As cidades do Rio de Janeiro e de Niterói oficializaram, nesta quarta-feira (27), sua candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O projeto foi entregue aos representantes da Panam Sports pelos prefeitos Eduardo Paes, do Rio, e Rodrigo Neves, de Niterói. A decisão sobre a cidade sede será tomada em 2025, durante a assembleia geral da entidade responsável pela organização dos Jogos.
Eduardo Paes enfatizou a importância da parceria entre as duas cidades, destacando o sucesso em grandes eventos passados, como os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Paes expressou confiança no êxito da candidatura, ressaltando a experiência adquirida por ambas as cidades na realização de eventos de grande porte.
Além disso, a candidatura de Rio e Niterói será formalizada também com a carta de intenção ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), que ficará responsável por definir o representante brasileiro na disputa. A cidade de São Paulo também se inscreveu como candidata, e o COB deve tomar a decisão até o final de janeiro de 2025, escolhendo uma das duas propostas.