Cerca de 2,4 milhões de veículos deixaram a capital paulista entre quinta-feira (14) e sexta-feira (15) devido ao feriado prolongado da Proclamação da República. Com o fim do feriadão, espera-se um aumento significativo no fluxo de veículos nas principais rodovias que dão acesso à cidade de São Paulo, principalmente no domingo (17), quando a movimentação deve ser mais intensa. A previsão é de congestionamentos ao longo do dia, especialmente nas estradas mais movimentadas.
A concessionária Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, anunciou que a operação será alterada para 4×6 (quatro pistas para a descida e seis para a subida) a partir das 8h de domingo, com mudanças posteriores para 2×8. Já a CCR AutoBan, que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, estima que o horário de maior pico será entre 14h e 21h. No Sistema Castello-Raposo, a maior concentração de veículos será no domingo, das 9h às 21h, segundo a CCR ViaOeste.
Nas rodovias Dutra, Rio-Santos, Régis Bittencourt e Ayrton Senna/Carvalho Pinto, a expectativa é de tráfego intenso durante a manhã e tarde de domingo, com os horários de pico variando entre 9h e 17h, dependendo do trecho. Para quem planeja voltar para a capital paulista, é recomendada atenção aos horários mais tranquilos, pois o tráfego pode ser bastante congestionado nas principais rotas de retorno.