O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a retomada das obras de pavimentação da BR-156, no Amapá, considerada a mais antiga do país. A estrada, que começou a ser pavimentada em 1932, é uma importante ligação para o estado, conectando-o a outras regiões do Brasil. Durante sua visita ao Amapá, o ministro assinou ordens de serviço para a pavimentação de 116 quilômetros da rodovia, com investimentos de R$ 550 milhões provenientes do Novo PAC. As obras irão melhorar o acesso aos municípios e diminuir o isolamento do estado.
A BR-156 é vital para o transporte de produtos agrícolas e pesqueiros da região, além de permitir o escoamento de mercadorias. A pavimentação está sendo realizada em dois trechos: um que liga Macapá a Laranjal do Jari e outro entre Calçoene e Oiapoque. Esses investimentos têm como objetivo não apenas a melhoria da mobilidade, mas também a redução de riscos de trafegabilidade, especialmente em épocas de chuvas, quando a estrada se torna ainda mais difícil de transitar.
A rodovia é a obra de infraestrutura federal mais antiga do Brasil, com 92 anos de história. Apesar das dificuldades e do lento progresso nas últimas décadas, com apenas 9 quilômetros pavimentados entre 1932 e 1945, o avanço recente nas obras promete aliviar o isolamento da região, essencial para a economia local e para o acesso ao mercado externo, especialmente com a fronteira da cidade de Oiapoque com a Guiana Francesa.