O acesso de veículos e pedestres à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, será restrito nesta quarta-feira (20) devido à visita do presidente da China, Xi Jinping. As interdições de trânsito começaram na noite de terça-feira (19) e abrangem vias estratégicas, como as avenidas N1 e S1 e a via L4, visando garantir segurança e mobilidade durante os deslocamentos das autoridades. A Secretaria de Segurança Pública do DF reforçou o policiamento na área central e em pontos estratégicos, destacando que os horários de liberação serão definidos pelas equipes técnicas.
O encontro entre Xi Jinping e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorre no Palácio da Alvorada, seguido de uma declaração conjunta e um jantar oficial no Palácio do Itamaraty. Durante a visita, um hotel próximo ao Palácio da Alvorada foi reservado exclusivamente para a comitiva chinesa, que desalojou todos os hóspedes e moradores temporários. Os serviços no local serão realizados por profissionais contratados pelo governo chinês, com uma única exceção feita ao ministro da Fazenda, que reside no hotel.
As medidas de segurança abrangem desde o controle do trânsito até o reforço no policiamento e alterações nos serviços de hospedagem. A Secretaria de Segurança Pública do DF destacou que as interdições serão pontuais e temporárias, buscando minimizar impactos na mobilidade urbana e garantir o sucesso da visita oficial.