As exportações brasileiras de carne de frango e ovos alcançaram números recordes em outubro de 2023, impulsionadas pela alta demanda externa e a competitividade dos preços nacionais. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo, foram embarcadas 463,5 mil toneladas de carne de frango, um aumento de 15,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O Brasil tem se destacado pelo status sanitário livre de doenças, fator essencial para o crescimento das exportações, que contribuiu para o bom desempenho no mercado externo e garantiu ao setor um recorde em volume e receita.
No setor de ovos, o Brasil também apresentou um avanço significativo, com exportações dobrando em relação a outubro de 2023. Ao todo, foram exportadas 2,083 mil toneladas, com o Chile se consolidando como o principal destino, importando 971 toneladas. Esse crescimento foi liderado pela elevação nos embarques de produtos industrializados, que quase triplicaram em comparação ao mês anterior. As exportações de ovos in natura também registraram aumento, com destaque para o crescimento de 11% de setembro para outubro, evidenciando o aquecimento da demanda internacional.
Internamente, o mercado de carne de frango também se beneficiou da alta demanda doméstica no início do mês, quando a população apresenta maior poder de compra. No entanto, os avicultores paulistas enfrentaram desafios com a alta nos preços dos insumos, como milho e farelo de soja, que pressionaram a margem de lucro da atividade.