A Receita Federal anunciou que, nesta sexta-feira (29), será liberado o pagamento do segundo lote residual das restituições do Imposto de Renda. O total de R$ 558,8 milhões será destinado a 221.597 contribuintes, com destaque para R$ 306,8 milhões destinados a pessoas que possuem prioridade legal. Entre os beneficiados, estão idosos com mais de 80 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave, e aqueles cujas principais fontes de renda provêm do magistério. Além disso, a restituição será depositada na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
O lote inclui também 88.246 restituições para contribuintes que utilizaram a Declaração Pré-Preenchida ou escolheram receber via Pix. Outras 73.151 restituições estão destinadas a contribuintes não prioritários, enquanto 8.643 restituições foram direcionadas a pessoas priorizadas em razão do estado de calamidade no Rio Grande do Sul. Para verificar a disponibilidade da restituição, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal e consultar a situação por meio da ferramenta “Meu Imposto de Renda”.
Caso a restituição não seja depositada devido a problemas na conta bancária informada, como contas desativadas, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária por meio do Portal BB ou entrando em contato com a central de atendimento. Após o prazo de um ano, a restituição deverá ser solicitada novamente através do Portal e-CAC da Receita Federal. O calendário de pagamentos do lote residual inclui mais três datas: 31 de dezembro de 2024, 31 de janeiro de 2025, e 28 de fevereiro de 2025.