A Receita Federal apreendeu 605 quilos de cocaína escondidos em um contêiner de açaí congelado no Porto de Santos, litoral de São Paulo. A droga estava disfarçada em uma carga de 13 toneladas, com destino final a Portugal, mas que faria escala no Porto de Tanger Med, no Marrocos. Os entorpecentes foram localizados em quatro dos 18 estrados que transportavam o açaí, em uma operação de rotina realizada pela equipe de fiscalização e repressão aduaneira da Alfândega de Santos.
Para identificar a carga suspeita, a Receita Federal utilizou um processo de seleção de cargas baseado em critérios de análise e gerenciamento de risco, complementado pela inspeção não invasiva por imagens de scanner. Esse tipo de ação tem como objetivo agilizar o fluxo do comércio exterior, ao mesmo tempo em que atua na prevenção de práticas ilícitas dentro do complexo portuário. A eficácia dos critérios de seleção e tecnologia de inspeção contribuíram para a descoberta da substância.
Após a confirmação de contaminação da carga, a Polícia Federal foi acionada para realizar a perícia e iniciar os procedimentos investigativos de polícia judiciária. A operação representa uma das diversas ações de fiscalização aduaneira no combate ao tráfico internacional de drogas e reforça a cooperação entre os órgãos de segurança no Porto de Santos.