A derrota por 2 a 0 do Santos para o CRB, neste domingo, pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, selou o destino de duas equipes do interior paulista: Ponte Preta e Ituano, que foram rebaixadas para a Série C. A Ponte Preta, que já enfrentava uma situação complicada após a goleada de 4 a 0 contra o Sport, viu o CRB alcançar 42 pontos, garantindo a permanência na segunda divisão. O Ituano, apesar de uma vitória heroica sobre o Vila Nova, não conseguiu evitar o descenso, ficando com 37 pontos, na 18ª posição.
Com a queda dessas duas equipes, além de Brusque e Guarani, que já haviam sido rebaixados, a Série C do ano seguinte contará com o clássico Dérbi Campineiro, entre Ponte Preta e Guarani. As quatro equipes que ocupam as últimas posições na Série B, com pontuação insuficiente para a permanência, agora focam na disputa pela sobrevivência na divisão inferior do futebol brasileiro.
Em contrapartida, a luta pelo acesso à elite continua acirrada. O Santos já está garantido na Série A, e as demais vagas serão disputadas entre Mirassol, Novorizontino, Sport, Ceará e Goiás, com o time cearense ainda a disputar uma partida crucial contra o América-MG. A última rodada da competição será decisiva para as equipes que buscam a promoção à Primeira Divisão.