Os participantes que não compareceram ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devido a problemas logísticos ou doenças previstas no edital poderão solicitar a reaplicação das provas nos dias 10 e 11 de dezembro. A solicitação deve ser feita na Página do Participante entre 11 e 15 de novembro e será analisada individualmente pelo Inep. Cada candidato deve justificar a ausência apresentando documentação adequada que comprove a condição que motivou o pedido.
As situações que permitem a reaplicação incluem doenças como tuberculose, coqueluche e covid-19, bem como problemas logísticos que comprometam a realização das provas, como desastres naturais e falhas de infraestrutura. É importante que o participante que alegar indisposição durante a aplicação do exame não poderá solicitar a reaplicação, caso tenha se ausentado ou não finalizado a prova. A análise das solicitações levará em conta as intercorrências registradas em cada município.
As provas da reaplicação seguirão o mesmo formato das provas regulares, com 180 questões objetivas e um tema para dissertação-argumentativa, porém, com conteúdos diferentes. A inclusão de recursos de acessibilidade será limitada, mas tradutores e auxiliares estarão disponíveis. Os resultados da reaplicação serão divulgados em 13 de janeiro de 2025, juntamente com os das provas regulares.