Ramón Díaz completou, neste domingo (24), exatos 19 jogos à frente do Corinthians no Campeonato Brasileiro, totalizando um turno de competição. O técnico, que estreou no comando do Timão na 17ª rodada com uma vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma, obteve uma campanha positiva, com 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, alcançando 61% de aproveitamento. Durante esse período, o time se destacou com o segundo melhor ataque da competição e avançou da 17ª para a 9ª posição na tabela.
Com a melhoria na segunda metade do campeonato, o Corinthians passou a ter um desempenho mais sólido, deixando para trás a ameaça de rebaixamento. Essa recuperação fez com que o time se aproximasse da zona de classificação para a Pré-Libertadores, com 47 pontos conquistados, apenas atrás de Bahia e Cruzeiro por critérios de desempate. O Corinthians agora sonha com uma vaga internacional, já que os sete primeiros colocados, ou até oito dependendo do desempenho do Botafogo, garantem a classificação.
Esse salto na classificação reflete o trabalho de Ramón Díaz, que conseguiu transformar a equipe ao longo das últimas rodadas. A melhora do time no Brasileirão, tanto em desempenho quanto em pontos, coloca o Corinthians em uma posição mais confortável e competitiva, com expectativas de uma vaga na Pré-Libertadores.