Um rabino israelense que reside nos Emirados Árabes Unidos está desaparecido desde quinta-feira (21), e autoridades de Israel suspeitam que ele possa ter sido sequestrado, em um momento de crescentes tensões regionais devido aos conflitos em Israel, Gaza e Líbano. O gabinete do primeiro-ministro israelense confirmou o desaparecimento no sábado (23), destacando esforços conjuntos entre agências de inteligência e segurança para localizar o rabino, diante de preocupações com sua segurança.
Embora não haja confirmação oficial sobre a autoria do possível sequestro, o histórico de operações de inteligência iranianas nos Emirados Árabes Unidos levanta suspeitas. O país, que mantém laços diplomáticos com Israel desde 2020, abriga milhares de cidadãos iranianos e já foi palco de incidentes envolvendo disputas geopolíticas na região. Autoridades locais ainda não comentaram o caso, e a mídia estatal não publicou informações adicionais.
Os Emirados Árabes, que se tornaram um importante elo de conexão para Israel com o mundo desde o início das guerras, têm enfrentado desafios crescentes na mediação de sua posição como ponto estratégico em um Oriente Médio marcado por conflitos. O desaparecimento reforça o clima de tensão, com novos ataques aéreos sendo reportados no Líbano e o impacto humanitário se agravando em diversas frentes.