No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo, uma questão de física envolvendo eficiência energética de uma cafeteira elétrica suscitou críticas de professores, que apontam uma falha conceitual que pode levar à anulação da questão. A pergunta, numerada de forma diferente nos cadernos verde, cinza, azul e amarelo, foi identificada como passível de anulação por ausência de alternativa correta.
A questão em análise solicita que o candidato calcule a eficiência energética do equipamento, o que se faz dividindo a potência útil pela potência total. Porém, conforme apontaram os docentes, o cálculo apresentado nos dados do enunciado resulta em uma potência útil (933 watts) maior do que a potência total nominal do equipamento (700 watts). Esse valor contradiz princípios básicos da física, uma vez que a potência útil não pode exceder a potência total.
Professores de instituições de ensino confirmaram a inconsistência e destacaram a dificuldade dos estudantes em chegar a uma resposta correta devido a esse erro conceitual. A falha se tornou evidente ao longo da resolução, pois para alcançar o resultado esperado era necessário inverter o cálculo, o que gerou confusão entre candidatos.