O PSOL anunciou, nesta terça-feira (26), a candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) à presidência da Câmara, um movimento que reforça a tradição do partido de lançar candidaturas próprias para o comando da Casa. O partido, que conta com 13 deputados na atual legislatura, optou por não apoiar o favorito Hugo Motta (Republicanos-PB), indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para sucedê-lo. Até o momento, Pastor Henrique Vieira é o único adversário de Motta na corrida à presidência.
Em seu discurso, Vieira destacou que sua candidatura representa o respeito à pluralidade política na Câmara e o combate ao extremismo e à violência política. O deputado também apresentou um programa de gestão com propostas voltadas à transparência no uso de recursos públicos, à luta contra a anistia aos envolvidos no ataque de 8 de janeiro e ao apoio à PEC que altera a escala de votação da Câmara. Ele também se comprometeu a atuar para reduzir as desigualdades sociais no Brasil, especialmente entre as camadas mais pobres e trabalhadoras da população.
Além da eleição para a presidência, outros dez cargos na Mesa Diretora da Câmara serão definidos, incluindo as funções de vice-presidência e secretariado. A distribuição dessas vagas será realizada de acordo com o tamanho dos blocos parlamentares, e as eleições podem ocorrer em dois turnos, dependendo do número de votos necessários para garantir a maioria absoluta ou simples. A eleição para a presidência e outros cargos da Mesa está prevista para fevereiro de 2025.