Um novo projeto de lei no Senado propõe a criação de uma banca de avaliação prática para intérpretes e tradutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é assegurar que esses profissionais, além de terem formação acadêmica, demonstrem competências técnicas adequadas em contextos variados, como na área da educação, saúde, cultura e no sistema judiciário. O projeto está em análise na Comissão de Direitos Humanos e aguarda a designação de um relator, antes de seguir para a Comissão de Educação, que terá decisão final sobre a proposta.
A iniciativa surge após uma pesquisa realizada pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis) apontar deficiências na qualidade dos serviços oferecidos atualmente. Segundo a Feneis, muitos intérpretes, mesmo com formação adequada, carecem de habilidades práticas necessárias, prejudicando a comunicação eficaz com a comunidade surda. Dessa forma, a exigência de uma avaliação prática visa estabelecer um padrão nacional de qualidade e uniformidade na atuação desses profissionais.
Além de melhorar a qualificação dos intérpretes, o projeto reconhece a importância da profissão e pode impulsionar melhores condições de trabalho e remuneração. A proposta também destaca a participação de organizações representativas da comunidade surda na regulamentação das bancas examinadoras, garantindo que suas necessidades sejam respeitadas. Essa medida reforça a importância do aprimoramento contínuo e da valorização do trabalho realizado pelos intérpretes de Libras no Brasil.