A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou aos clubes brasileiros um estudo com propostas de mudanças no calendário do futebol nacional, visando já o ano de 2025. A principal alteração sugere que o Campeonato Brasileiro inicie em março, com uma pausa de um mês entre junho e julho para o novo formato do Mundial de Clubes, que agora contará com quatro equipes brasileiras. Com essa modificação, os campeonatos estaduais precisariam ser antecipados para o começo de janeiro, permitindo a conclusão dessas competições antes da primeira Data Fifa, prevista para o final de março.
Essas mudanças visam reduzir os impactos do Mundial de Clubes no calendário doméstico, dado que o torneio internacional terá um formato mais extenso e interferirá diretamente no Brasileirão, ao atrasar partidas das equipes participantes. Para manter o compromisso de não coincidir jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil com as datas de convocações de seleções, a CBF busca equilibrar o calendário, algo que nesta temporada causou conflito com competições como a Copa América. A proposta ainda está em fase de discussão, dependendo da aprovação dos clubes e das Federações.
Para 2025, a ideia é que o Campeonato Brasileiro se estenda mais em dezembro, compensando a pausa de um mês planejada para o período do Mundial. Durante essa interrupção, os clubes não envolvidos na competição poderiam conceder férias ao elenco ou realizar excursões internacionais.