O programa Ford, em parceria com o Senai, está oferecendo um curso gratuito de Programação Front-End para pessoas de baixa renda, com foco na inserção no mercado de tecnologia. As inscrições para a formação estão abertas até o dia 28 de novembro, e os interessados devem ter 16 anos ou mais, ensino médio em andamento ou completo, e renda familiar de até quatro salários mínimos. O curso tem duração de cinco meses, com 300 horas de carga horária, e acontecerá em dois locais em Salvador, com início previsto para janeiro de 2025.
Além de capacitação técnica em desenvolvimento de software, o programa oferece uma trilha de aprendizagem completa, com aulas de inglês técnico, lógica de programação, habilidades comportamentais, e sessões de mentoria. Os 50 selecionados terão acesso a suporte pedagógico, assistência social, ajuda de custo para alimentação e transporte, e apoio na preparação para entrevistas de emprego. Ao final do curso, os participantes receberão um diploma emitido pelo Senai.
O diferencial do curso está no foco na empregabilidade. Durante o programa, os alunos serão acompanhados ativamente para sua inserção no mercado de trabalho, com orientações sobre temas atuais em tecnologia e desenvolvimento profissional. As vagas são limitadas e os candidatos serão avaliados por meio de um processo seletivo com cinco etapas, incluindo inscrições, desafios e entrevistas presenciais.