O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação do programa Pé-de-Meia para Licenciaturas, que oferecerá bolsas mensais superiores a R$ 500 para estudantes que utilizarem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em cursos de licenciatura. A iniciativa, que visa incentivar a formação de novos professores, será oficialmente apresentada este mês e as bolsas deverão ser pagas a partir de 2025. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a seleção dos beneficiários será baseada nas notas do Enem, com o objetivo de atrair alunos qualificados para as áreas de educação que enfrentam escassez de profissionais.
Além do programa de bolsas, o MEC planeja implementar ações para valorizar os professores já atuantes nas escolas, como a proposta do Mais Professores, que oferecerá incentivos financeiros para que educadores se desloquem para áreas com maior demanda e menos recursos. Santana ressaltou a importância de reconhecer e valorizar a profissão docente no Brasil, onde a falta de reconhecimento e a baixa remuneração têm contribuído para o desinteresse pela carreira. As ações pretendem mudar a percepção social sobre a profissão, que é fundamental para a formação de futuras gerações.
No entanto, a efetivação do Pé-de-Meia para Licenciaturas e de outras iniciativas depende da disponibilidade orçamentária do governo federal. O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, mencionou que a quantidade de bolsas oferecidas será determinada pelo orçamento destinado à pasta para o próximo ano. Apesar das restrições orçamentárias, o ministro garantiu que os programas existentes não serão afetados pelas novas medidas.