Um grupo de professoras de Goiânia acertou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 dois meses antes da prova, que abordou as “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Laura Macedo, historiadora e uma das educadoras, expressou sua alegria ao ver o tema relacionado a uma discussão cultural relevante e em ascensão, especialmente nas artes. A escolha do assunto reflete a necessidade de instituições educacionais engajarem-se em diálogos sobre a contribuição da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional.
Para preparar os alunos, as professoras desenvolveram uma aula sobre as narrativas afrodiaspóricas na arte contemporânea, utilizando exemplos de artistas afro-brasileiros. Laura explicou que a proposta da redação foi elaborada com base no conteúdo discutido durante a aula, permitindo que os alunos se familiarizassem com as influências culturais relevantes. Essa abordagem visou não apenas a formação acadêmica, mas também a conscientização sobre questões sociais e culturais no Brasil.
Nas redes sociais, os estudantes demonstraram satisfação e confiança ao se depararem com o tema da redação, destacando a relevância das aulas ministradas pelas professoras. A expectativa é que os resultados das redações do Enem de 2024, a serem divulgados em janeiro do próximo ano, reflitam o bom preparo dos alunos, resultado do trabalho realizado em sala de aula. As educadoras acreditam que essa conexão entre a teoria e a prática é fundamental para um desempenho positivo.