Professoras da rede municipal de ensino de Rio Branco foram premiadas no 6º Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais, por desenvolverem metodologias voltadas para o combate ao racismo e a valorização da diversidade cultural nas escolas. Entre os projetos reconhecidos estão atividades que envolvem brincadeiras, contação de histórias africanas e um dicionário antirracista, criados com o objetivo de proporcionar um ambiente educacional mais inclusivo e de construção de identidade para crianças da rede pública. A cerimônia de premiação ocorrerá em 14 de novembro.
A premiação, organizada pelo Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), valoriza iniciativas que promovem a igualdade racial no ambiente escolar. Dentre os projetos premiados, destacam-se o trabalho de uma professora de creche com atividades lúdicas antirracistas, histórias africanas adaptadas para a educação infantil, uma proposta de atividades culturais para alunos do ensino fundamental e um dicionário criado com alunos para educar sobre o combate ao racismo. A secretária de Educação de Rio Branco destacou a importância de ações que incentivem o desenvolvimento da identidade e a superação de desigualdades históricas.
Em paralelo, o tema da redação do Enem 2024 – “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” – reforça a importância desse debate para os jovens brasileiros. Especialistas apontam que o tema propõe uma reflexão sobre a influência da cultura africana na formação do Brasil e desafia os estudantes a discutirem as causas e as consequências da desvalorização dessa herança, com foco em promover políticas de conscientização e educação inclusiva.