Pela terceira vez consecutiva, uma professora de redação de Muzambinho (MG) acertou a linha de reflexão abordada na prova escrita do Enem. Em 2024, o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” surpreendeu muitos candidatos, mas não a educadora, que preparou seus alunos com treinos focados em representatividade étnica e racial. Durante o ano, ela destacou questões sociais de grande relevância, baseando-se em campanhas governamentais e eventos de impacto nacional.
A professora enfatizou que sua metodologia vai além de “acertar” o tema, focando em desenvolver o pensamento crítico e a escrita segura dos alunos. Com mais de 40 redações ao longo do ano, ela apostou em pautas de relevância social, como as que provocam reflexões de norte a sul do país. A estratégia, segundo ela, é acompanhar campanhas e debates em evidência, sem partidarismo, para prever possíveis temas abordados em provas como o Enem.
Apesar das dificuldades pessoais enfrentadas em 2024, incluindo um burnout, a confirmação de sua abordagem na redação do Enem trouxe renovada esperança na profissão. A educadora acredita que o Enem deve ser uma ferramenta de transformação e reforça que a preparação dos alunos deve focar em compreender e discutir temas significativos para o Brasil. Sua motivação é continuar ajudando estudantes a alcançar seus sonhos por meio da educação.