A professora Clarissa Medeiros da Luz, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), representou o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) no 54º Congresso da Sociedade Internacional de Continência (ICS) em Madrid, Espanha, onde apresentou três estudos focados na reabilitação e na saúde da mulher. O evento, que reuniu profissionais do mundo inteiro, destacou inovações na saúde pélvica e na fisioterapia, sublinhando a importância da pesquisa clínica para tratar disfunções do assoalho pélvico.
Dois dos trabalhos apresentados, elaborados por pesquisadoras da Udesc Cefid, analisam o impacto da fisioterapia em mulheres com endometriose e câncer ginecológico, atendidas na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis. Essa maternidade é parceira da Udesc há mais de 25 anos, oferecendo tratamento fisioterapêutico gratuito pelo SUS. O ambulatório de fisioterapia, bem equipado graças a programas de apoio e financiamento público, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pacientes que enfrentam doenças crônicas.
Além de apresentar as pesquisas, a professora Clarissa fortaleceu parcerias acadêmicas, especialmente com a Universidade de Alcalá, na Espanha, com a qual desenvolve projetos conjuntos. A participação no congresso também ampliou o alcance internacional do grupo de pesquisa da Udesc Cefid, reforçando a relevância da colaboração entre instituições e a importância dos investimentos na saúde feminina.