Durante a pandemia, o professor Henrique Folster adotou abordagens inovadoras para o ensino da matemática, utilizando recursos como pizza e sorvete para explicar conceitos, além de motivar seus alunos em quatro cidades de Santa Catarina. Ele ressalta a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se tornou um critério fundamental para a aprovação em universidades durante um período em que muitos vestibulares foram suspensos. Folster, que leciona há 21 anos, acredita que estabelecer uma relação próxima com os alunos é essencial para o aprendizado.
A pandemia foi um desafio pessoal para Folster, que enfrentou momentos de dificuldade emocional. No entanto, ele encontrou uma nova forma de se conectar com os estudantes por meio de aulas online, conquistando um número significativo de seguidores nas redes sociais. Ele utiliza técnicas inusitadas, como dar aulas de patins, para atrair a atenção dos alunos, e frequentemente planeja aulas diferenciadas, buscando parcerias com empresas locais para financiar essas iniciativas. Essa abordagem tem gerado expectativas nos alunos sobre o que o professor irá propor em suas aulas.
Além de aulas criativas, o professor organiza grupos de estudo para alunos que buscam melhorar suas notas, ajudando-os a identificar suas dificuldades e focar no conteúdo necessário para o Enem. Ele recomenda que os alunos assistam a aulas gratuitas online e deixem questões difíceis para o final durante a prova, maximizando seu tempo e aproveitando melhor suas habilidades. Essas estratégias têm sido eficazes na preparação dos alunos para o exame, incentivando um ambiente de aprendizado mais engajado e motivador.