A produção industrial de Santa Catarina apresentou um expressivo crescimento de 6,8% entre janeiro e setembro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, ficando atrás apenas do Ceará no ranking nacional. Esse resultado é mais que o dobro da média nacional, que foi de 3,1%. O bom desempenho do setor impulsiona também o crescimento do comércio e serviços, que têm acompanhado a elevação industrial no estado. Dos 15 subsetores avaliados, 14 registraram alta, com destaque para a fabricação de máquinas e materiais elétricos, além da metalurgia, enquanto a fabricação de móveis foi o único subsetor com queda.
No comparativo mensal, a produção industrial de Santa Catarina cresceu 7% em setembro de 2024 em relação a setembro de 2023, consolidando-se como uma das maiores taxas do país e acima da média nacional de 3,4%. Esse crescimento coloca o estado à frente de outros importantes polos industriais, como Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O governo estadual tem intensificado a atração de investimentos, tanto de empresas externas quanto locais, promovendo um ambiente de incentivo que contribui para a expansão do setor produtivo catarinense.
O avanço na produção industrial também reflete na geração de empregos formais, com saldo positivo de 44.885 postos de trabalho entre janeiro e setembro de 2024, o que representa 34,6% das novas vagas criadas em Santa Catarina. Ao todo, o setor industrial catarinense emprega cerca de 818,8 mil trabalhadores, fortalecendo a economia local e destacando o estado como uma referência nacional em desenvolvimento industrial e geração de empregos.