O príncipe Dom Antônio de Orleans e Bragança, trineto do imperador Dom Pedro II e bisneto da Princesa Isabel, faleceu nesta sexta-feira (8), no Rio de Janeiro, aos 74 anos. Ele estava internado desde julho na Casa de Saúde São José, onde recebia tratamento para complicações respiratórias. O hospital confirmou que a causa de sua morte foi uma doença pulmonar obstrutiva.
Dom Antônio ocupava a segunda posição na linha de sucessão da Casa Imperial do Brasil, chefiada atualmente por seu irmão, Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Em nota oficial, Dom Bertrand pediu orações para honrar a memória de seu “dileto e sempre leal irmão”, destacando a relação próxima e o compromisso familiar de Dom Antônio com a tradição imperial.
Além de sua esposa, Dona Christine de Ligne, Dom Antônio deixa três filhos – Dom Rafael, Dona Maria Gabriela e Dona Amélia – e dois netos. Ele também é lembrado por seu filho Pedro Luís, que faleceu tragicamente em 2009 no acidente do voo 447 da Air France. O sepultamento de Dom Antônio ocorrerá amanhã em Vassouras, cidade que possui fortes laços históricos com a família real brasileira.