O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, chegou ao Rio de Janeiro no domingo (17) para participar da cúpula do G20 e aproveitou a visita para conhecer a tradicional região de Santa Teresa. Durante o passeio, ele se divertiu ao fazer parte da equipe do armazém São Joaquim, restaurante famoso por seus pratos de bacalhau. Como a Noruega é o maior produtor e exportador de bacalhau do mundo, o premiê participou da preparação de pratos, serviu bolinhos de bacalhau aos clientes e ainda interagiu com músicos locais, tudo isso ao som de samba e com direito a chopp.
Støre também aproveitou sua estada no Rio para destacar a importância das relações entre os dois países, incluindo um novo anúncio de doação de US$ 60 milhões (aproximadamente R$ 348 milhões) ao Fundo Amazônia. A Noruega tem apoiado o Brasil na preservação da Amazônia, especialmente após o país apresentar redução do desmatamento em 31% no último ano. Além disso, o primeiro-ministro participou de um projeto social promovido pela Noruega na praia do Leme, onde foi recebido com uma caipirinha.
Em sua visita, Støre discutiu o comércio bilateral, com destaque para um novo acordo que permitirá ao Brasil importar salmão norueguês. Pesquisas indicam que 55% dos brasileiros que consomem salmão acreditam que ele vem da Noruega, o que ajuda a fortalecer a presença da marca norueguesa no país. O premiê também expressou seu carinho pelo Rio, mencionando a beleza da praia de Copacabana, que lhe chamou atenção pela proximidade dos edifícios com o mar, algo incomum na Noruega.