A primeira captação de um coração para transplante foi realizada pelo Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) em Goiânia, com o apoio de uma equipe de cerca de 30 profissionais. O órgão foi transportado pelo Corpo de Bombeiros até um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que o levou para Brasília, onde será transplantado. Além do coração, foram captados os dois rins e o pâncreas do doador, beneficiando quatro pacientes entre Goiás e o Distrito Federal.
A diretora médica do hospital, Fabiana Rolla, destacou a complexidade e raridade do procedimento, que foi possível graças ao esforço das equipes envolvidas e à colaboração da família do doador. Rolla ressaltou também o papel fundamental das forças de segurança no transporte dos órgãos, enfatizando a importância da doação como um ato de amor e compaixão que permite salvar vidas em momentos de profunda dor para as famílias doadoras.
O Hospital Hugo, fundado em 1991, é um dos principais centros de urgência e emergência de Goiás e referência em atendimento de AVC, com protocolos que reduziram drasticamente as sequelas e óbitos relacionados à condição. Sob gestão do Einstein, o Hugo conta com 387 leitos e dez salas cirúrgicas, atendendo exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com uma ampla gama de serviços especializados.