Preto Zezé, ativista e empresário, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (4), Dia Favela. A homenagem foi realizada pelo presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado, juntamente com os demais membros da Mesa Diretora. Zezé é cofundador da Central Única das Favelas (Cufa) e atualmente preside a Cufa RJ, sendo reconhecido como uma das principais lideranças das favelas brasileiras.
Nascido na Favela das Quadras, em Fortaleza, Zezé iniciou sua trajetória profissional como lavador de carros aos 15 anos antes de se engajar na militância por causas sociais. Além de empreendedor, é produtor artístico e musical, escritor e ativista, focando na valorização das favelas e na promoção da igualdade social. Ele tem se destacado no combate ao racismo no Brasil e na luta pela humanização e qualificação da vida dos moradores das favelas, destacando a importância econômica dessas comunidades, que somam R$ 222 bilhões em poder de consumo.
Em sua fala de agradecimento, Preto Zezé reafirmou seu compromisso com o trabalho em prol das favelas, buscando inspirar o Rio de Janeiro a enfrentar seus desafios e valorizar suas potencialidades. O vereador Carlo Caiado enfatizou a relevância da parceria entre o Legislativo e as comunidades, ressaltando que as favelas representam empregabilidade, inclusão social e turismo. Celso Athayde, cofundador da Cufa, também destacou a necessidade de mudanças políticas para melhorar a vida nas favelas, reforçando que a política é o caminho para alcançar essas transformações.