Neste domingo (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma série de reuniões bilaterais no Rio de Janeiro, na véspera da cúpula do G20. Em encontro com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, o presidente brasileiro discutiu a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que será lançada no evento. Lula também sugeriu uma visita de Estado de Ibrahim ao Brasil, incluindo um encontro com empresários dos dois países.
O presidente iniciou sua agenda com uma reunião com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que assumirá a presidência do G20 após a cúpula. Os dois líderes abordaram temas como o G20 Social, o financiamento de projetos ambientais e a taxação de grandes fortunas. A reunião com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também fez parte da agenda, com foco nas operações da multinacional italiana Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica em várias regiões do Brasil.
Além do presidente, participaram das reuniões ministros e assessores de áreas-chave como Relações Exteriores, Fazenda, Agricultura e Inovação, que acompanharam as discussões sobre temas econômicos, ambientais e sociais. As reuniões ocorreram no Forte de Copacabana e refletem a intensa diplomacia brasileira em preparação para a cúpula do G20.