O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira, 18, para dar início à reunião de cúpula do G20, que reúne as 20 maiores economias globais. Acompanhado de sua esposa, Rosângela, conhecida como Janja, e do embaixador Maurício Lyrio, o presidente foi recepcionado pelo chanceler Mauro Vieira, que estava à frente das recepções das autoridades internacionais. Durante a chegada, Lula usava a tradicional gravata verde e amarela, símbolo de sua ligação com o Brasil.
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, chegou ao local pouco depois de Lula, seguida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pelo presidente do Banco Mundial, Ajay Banga. Todos os líderes e autoridades estavam se preparando para participar das discussões que abordariam questões globais de importância econômica e social.
Enquanto os primeiros líderes chegavam, o presidente Lula, a primeira-dama Janja e o chanceler Mauro Vieira se reuniram brevemente para alinhamentos antes do início das atividades. A cúpula do G20 representa um momento crucial para o Brasil, que assume um papel de destaque na promoção de um diálogo entre as principais economias do mundo.