O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou recentemente o hotel em que estava hospedado, em Copacabana, para participar da edição brasileira do G20 e de um encontro bilateral com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, uma reunião que não constava na agenda oficial. O presidente foi acompanhado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim. Sua esposa, Janja da Silva, não esteve presente na comitiva. Na véspera, Janja havia se encontrado com Hidalgo para discutir temas como mudança climática e justiça social.
Ainda na agenda de Lula, ele participará do Festival de Cultura Aliança Global contra a Fome, que será realizado no Pier Mauá, no Centro do Rio. Pela manhã, o presidente teve sua primeira reunião bilateral do G20 com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e outras reuniões com líderes globais estão previstas para os próximos dias, incluindo encontros com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com os líderes de França, Reino Unido, Itália, Japão, Malásia, Egito, Emirados Árabes e África do Sul.
Essas reuniões fazem parte de um esforço do presidente para fortalecer relações internacionais e discutir temas de relevância global, como as questões climáticas e de segurança alimentar, além de promover o Brasil no cenário mundial.